Vírus que infectou milhões de PCs ficará mais forte em abril, dizem especialistas.

por Calebe Santos .


da France Presse, em San Francisco.

O vírus Conficker, que já atacou milhões de computadores em todo o mundo, deve se fortalecer mais ainda no dia 1º de abril, tornando-se mais difícil de combater --sem causar, no entanto, muita devastação.

A gigante americana do software Microsoft já prometeu uma recompensa de US$ 250 mil para quem conseguir identificar os criadores do vírus, conhecido também como Downadup. Sua especialidade é descobrir e roubar senhas.

Os piratas virtuais que controlam este vírus "estão fortalecendo sua capacidade de sobrevivência contra os esforços (...) para diminuir a capacidade danosa desta coisa", diz.

Graças ao poderio de sua "botnet" (rede de computadores infectados que passam a "trabalhar" para os piratas virtuais), o Conficker já dominou até mesmo uma rede da Marinha francesa.

A Microsoft já modificou seu antivírus Malicious Software Removal Tool, que pode ser baixado de graça, para detectar e destruir o Conficker, mas "continua buscando novas maneiras de neutralizar a ameaça do Conficker para dar a seus clientes mais tempo para colocar em dia seus sistemas", aponta um dos encarregados de segurança da empresa, Christopher Budd.

Hoje, o Conficker está programado para tomar o controle de 250 sites por dia. Nesta quarta-feira, aumentará sua força para chegar a 50 mil páginas diárias, o que tornará mais difícil localizar o ataque, segundo Mikko Hyponen, da empresa F-Secure, especializada em segurança virtual.

Ainda de acordo com Hyponen, o Conficker foi detectado pela primeira vez em novembro de 2008.

Fonte:
Folha

1 comentários:

  1. Unknown disse...

    O dia 1º de abril passou sem o registro de grandes danos causados pelo vírus informático Conficker, também conhecido como DownAdUp, mas ganhou força como estava previsto.

    com desenvolvimento do mundo esta acelerado, outras coisas também aproveitam o mesmo barco.Que é a criação de vírus mutantes.

    começam a se auto se programarem e criam um inteligência artificial.

    com desenvolvimento tecnológico do mundo será com muito esforço para eliminar esse vírus e viram piores do que esses.

    Temos que se preparar para os próximos.

Postar um comentário